Fechar [×]

26/03

1° Encontro do PSDB Mulher do Paraná

17620309_1254388267984499_2074553413360525370_o

O 1º Encontro do PSDB Mulher do Paraná em 2017 contou com a presença da vereadora tucana de Goiás, Dra Cristina Lopes, vítima de uma tentativa de homicídio por parte do ex-namorado, inconformado com o fim do relacionamento, a convite da presidente do partido, deputada estadual cantora Mara Lima, reuniu líderes mulheres, do cenário nacional e paranaense, neste sábado (26), na sede do partido paranaense.
O Objetivo do evento foi em comemoração ao dia Internacional da Mulher, o secretariado PSDB Mulher do Paraná, e debater questões de gênero, política e empoderamento da mulher brasileira. Discutiu a participação da mulher no cenário político atual, apresentou contribuições deste secretariado estadual para o pleito que acontecerá em 2018 e sugeriu projetos e ações conjuntas de articulação e capacitação para serem implantados nos secretariados do PSDB e PSDB Mulher nos municípios.
Na ocasião a presidente, deputada cantora Mara Lima, ressaltou a importância da participação da mulher na política, “nós, mulheres, temos que participar mais da política. Venham para vereadoras, deputadas, sabemos que não é fácil, mas não podemos desistir”, aconselhou a presidente tucana reforçando que “apesar de todas as dificuldades temos que conquistar nosso espaço de respeito, tanto dentro dos partidos, quanto nos parlamentos. Não queremos tomar conta, queremos andar de mãos dadas com os homens para fazermos de nosso país um lugar melhor para se viver”.
Outro assunto abordado foi a violência contra a mulher, trazido pela Coordenadora de Políticas para Mulheres, Terezinha Ramos, “De acordo com o Atlas da Violência 2016, entre 2004 e 2014 o índice de mulheres assassinadas saltou 13,7% no Paraná, sendo o 3º no ranking nacional. Temos que ter o compromisso de combater as desigualdades de gênero, enfrentado o desafio de promover o fortalecimento e a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão de forma ampla, com base no entendimento de que a sub-representação das mulheres nos espaços de poder e decisão tem diversas causas”, enfatizou a coordenadora.

Palestra

A vereadora Dra Cristina Lopes, foi vítima de uma tentativa de homicídio por parte do ex-namorado, inconformado com o fim do relacionamento, com apenas 20 anos, recém-formada em Educação Física, ela teve 85 por cento do corpo queimado e passou por 24 cirurgias. A dedicação ao socorro e tratamento de queimados e o combate à violência contra a mulher passaram a ser missões de vida, depois que Cristina, diante da trágica experiência, buscou a superação e uma nova forma de encarar a vida. “As marcas que carrego é por ser mulher. Não podemos permitir que haja qualquer tipo de agressão contra mulheres e temos que formar uma rede de proteção e temos que romperem com o ciclo de agressão em relacionamentos. Buscamos relações equilibradas, de respeito e de amor indiferente aonde estejamos, seja na política, em casa, no trabalho”, disse a vereadora.

Cotas de Gênero
Outro palestrante foi o Dr. Luiz Fabrício Carneiro, advogado especialista em Direito Eleitoral, abordou o assunto sobre “Cota de Gênero”, segundo o advogado “os partidos demonstram pouca disposição em tornar efetiva a participação feminina, relegando ao período eleitoral o convencimento para a inscrição de candidatas”.
O percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, denominado de cota de gênero, foi estabelecido pela Lei 9.504/97 (Lei Eleitoral), no artigo 10, §3º, para as próximas eleições. A regra, redigida de modo indistinto no sentido de assegurar a participação de ambos os sexos, objetivou, na verdade, estimular a participação das mulheres no cenário político, espaço do qual estiveram alijadas por longo período e onde, ainda hoje, o percentual de representação no Congresso Nacional é inferior a 10%, colocando o Brasil na lanterna quando comparado aos demais países da América.

Agradecimentos

A presidente deputada Mara Lima agradeceu a todos, principalmente a sua equipe que “com muito carinho e dedicação fizeram um trabalho incrível”.

Participantes

Além da Presidente Deputada Mara Lima, estiveram presente a Primeira Secretária Maria Luisa Grein, a Tesoureira Suzana Rossoni, a Segunda Tesoureira Rosane Maciel, a Coordenadora de Comunicação Social Mari Pessin, a Coordenadora do Poder Executivo Terezinha Beraldo Pereira Ramos, a Coordenadora do Poder Legislativo Vereadora Maria José, a Presidente do PSDB Jovem Municipal Heloisa Grein Vieira, a Prefeita de Quitandinha Maria Júlia, a vereadora de Arapongas Cleide Amalfe Bisca, entre outras autoridades presente.

Comentar

Leave a Reply